O Mundo Global Visto do Lado de Cá
Fichamento
Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá
O olhar sobre a globalização vem do descobrimento e da conquista, pois os imensos territórios conquistados não estavam desocupados. Em um século 70 milhões de nativos foram exterminados e 2000 línguas desapareceram com eles. Nada foi respeitado, cultura, línguas, povos e tudo isso para dominar e saqurar suas riquezas.
A segunda globalização se iniciou no século XX e foi marcada pela fragmentação dos territórios. Caracterizada como o século das revoluções, pois suas revoluções tonha como meta transformar um mundo melhor, o que não aconteceu, pois o humanismo foi substituído pelo consumismo.
Uma forma de identificarmos o nível de desenvolvimento do planeta, é observar as luz emitida a noite, o hemisfério norte é muito mais iluminado do que o sul, o que deixa evidente seu desenvolvimento. A renda dos 500 mais ricos é superior aos 416.000.000 mais pobres.
Existem 3 mundos, o primeiro é como nos fazem vê-lo, a globalização como fabula. O segundo é o mundo tal como ele é a globalização com perversidade. O terceiro o mundo é como ele pode ser, uma outra globalização.
O consenso de Washington tinha como objetivo a retomada da trilha do crescimento e do desenvolvimento dos países da América Latina. Esse programa trouxe uma onde de privatizações e o fim das empresas estatais o que gerou uma crise econômica nesses países. Com isso se instalou uma grande revolta com inúmeros protestos.
Para alguns, a globalização poderia ter tirado a união da população, mas ao contrário, em um caso específico na Bolívia a população se uniu e conseguiu a retomada da água que tinha sido privatizada.
Na argentina as privatizações e a abertura econômica a capitais estrangeram acabaram com a economia, a consequências foi o fechamento de fábricas, aumento de desempregados, gerando mais uma vez grandes manifestações como o panelaço.
No Brasil a privatização de grandes estatais também gerou