Ficha técnica
1-1 FICHA TÉCNICA
A gestão de uma empresa exige que o empresário entenda o conjunto de processos e sub-processos de sua empresa, como eles estão inter-relacionados, qual a lógica do fluxo de trabalho, para que no trabalho diário, os envolvidos saibam o propósito de cada atividade - seu início, meio e fim.
As Fichas Técnicas, compostas de Produto/Processo, são preparadas para as pessoas diretamente ligadas à tarefa, com o objetivo de atingir de forma eficiente e segura os requisitos de qualidade, e normalmente contêm:
- identificação do cliente;
- identificação do produto (nome, código, número dos desenhos, etc.);
- listagem dos equipamentos, peças e materiais utilizados, incluindo-se os instrumentos de medida;
- padrões de qualidade;
- descrição dos procedimentos das tarefas por atividade, condições de fabricação e de operação e pontos proibidos em cada tarefa;
- pontos de controle (itens de controle e características da qualidade) e os métodos de controle;
- anomalias passíveis de ação;
- inspeção dos equipamentos de produção.
As Fichas Técnicas devem conter, da forma mais simples possível, todas as informações necessárias ao bom desempenho da tarefa. A forma das Fichas não é importante. O importante é ser capaz de levar a cada executor todas as informações necessárias.
É possível separar a Ficha de Produto da Ficha de Processo. Na primeira estariam os dados relativos a identificação do cliente e do produto, especificações dos materiais, peças utilizadas, etc. Na segunda, Ficha de Processo, além de uma identificação, estariam os "Procedimentos Operacionais" específicos, compostos de sequência de fabricação ou de montagem, equipamentos, condições de operação, tempos produtivos, pontos de controle, instrumentos de inspeção, etc.
A ficha técnica de produto de vestuário é extremamente importante para uma confecção segura. Nela vão todos os detalhamentos sobre materiais utilizados, aviamentos, tecidos, tipos de costuras, ordem