Ficha tecnica
FICHA TECNICA
Ana Paula
Bacharelado em Ciências Contábeis – Analise de Custos
12/05/2010.
DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL
A análise de custos baseia-se, fundamentalmente, na identificação dos custos e despesas gerados pelos processos da organização..
A análise de custos determina os pontos de equilíbrio, imprescindíveis para a elaboração da previsão de vendas. Estabelecer níveis de produção, determinar a quantidade dos suprimentos que serão utilizados, contratar o pessoal necessário, entre outros.
Objetivos:
• Identificar o mix dos produtos e serviços oferecidos pela empresa;
• Determinar os custos fixos e variáveis da empresa;
• Determinar os pontos de equilíbrio (financeiro, econômico e contábil);
• Identificar a margem de contribuição de cada produto.
A Ficha Técnica tem grande importância para a formação de preço, com ela pode-se analisar a quantidade de produto utilizado para a preparação, par a programação de compras, além de analisar o desperdício, é um grande controle para todas as empresas.
Para se fazer uma ficha técnica precisamos de algo bem simples para facilitar o entendimento, basicamente precisamos apenas do produto da quantidade, unidades d medida, e o preço dos produtos utilizados para fazê-lo.
CLASSIFICAÇÕES E TERMINOLOGAS
O custo é o que determina o preço de venda. Para a contabilidade de custos requer distinção de custos e despesas.Pode-se dizer que custos são gastos que estão relacionados com a transformação de ativos. As despesas são gastos que ocorrem redução de patrimônio.
Os custos podem se classificar: 1. Custo Direto: nesse caso o produto absorve somente os custos referentes e proporcionalmente sobre ele. São aqueles produtos apropriados diretamente a fabricação, por que a uma medida de consumo nessa fabricação. 2. Custos Indiretos: são os custos que necessitam de algum critério de rateio, por exemplo, a energia elétrica.