Ficha técnica do IFP
NOME: IFP – Inventário Fatorial de Personalidade
AUTOR: Luís Pasquali. Maria Vazzarello Azevedo, Ivania Ghasti
DATA: 1997
OBJETIVO: O inventário visa avaliar a personalidade do indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos a saber: Assistência (nurtarance), Dominâcia (dominance), Ordem (order), Denegação (abasement), Intracepção (intraception), Desenvolvimento ( achievement), Exibição (exihibition), Heterossexualidade (heterosexuality), Afago (succorance), Mudança (change), Persistência (endurance), Agressão (agression), Deferência (deference), Autonomia (autonomy) e Afiliação (afiliação), e também produz uma escore de mentiras ou veracidade e um de desejabilidade social, sendo assim, um total de 17 fatores de personalidade.
POPULAÇÃO: 18 a 60 anos
ESCOLARIDADE:
APLICAÇÃO:
TEMPO DE APLICAÇÃO:
MATERIAL NECESSÁRIO: CONSTITUIÇÃO DO TESTE: Consiste em um caderno de aplicação com 155 perguntas, sendo 135 correspondentes as 15 variedades da personalidade e 20 às de desejabilidade e validade, as quais devem ser respondidas, conforme a escala de 1 a 7, onde 1= nada característico; 2= muito pouco característico; 3=pouco característico; 4= indiferente; 5= característico; 6= muito característico; 7= totalmente característico. O examinado utilizará a folha de respostas para registrar a escala numérica escolhida para cada item.
INSTRUÇÃO DE APLICAÇÃO: Após se verificar se os examinados preencheram corretamente o cabeçalho de folha resposta, será entregue pelo examinador o caderno de teste, que só será aberto após a ordem. O examinador diz então: “Vocês receberam um folheto que contém um questionário, no qual se pede que vocês falem sobre seus gostos e desejos. Vamos ler juntos as instruções de como responder este questionário”. Após lido as instruções, o examinador verifica se alguém tem alguma dúvida e tiradas todas elas autoriza que deem inicio ao teste.
CORREÇÃO E OU AVALIAÇÃO:
INTERPRETAÇÃO: É realizada