Trabalho - WELD
DISCIPLINA: PROCESSOS DE FABRICAÇÃO POR SOLDAGEM
Passo Fundo, 17 de Maio de 2013.
Sumário
1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem por objetivo de descrever uma breve revisão sobre a soldabilidade de um aço de baixa liga. Após simular com ajuda de software JWES (Associação dos engenheiros de solda Japonês), utilizando seu método de calculo em duas condições de soldagem.
2 REVISÃO BIBLIOGRAFICA Uma liga consiste da união íntima de dois ou mais elementos químicos onde pelo menos um é um metal e onde todas as fases existentes tem propriedades metálicas. Segundo Fabio Domingos Pannoni, especialista em engenharia de proteção estrutural da Gerdau Açominas S.A., o aço é uma liga de natureza relativamente complexa e sua definição não é simples, visto que, a rigor, os aços comerciais não são ligas binárias. De fato, apesar dos seus principais elementos de liga serem o ferro e o carbono, eles contêm sempre outros elementos secundários, presentes devido aos processos de fabricação. Nestas condições, podemos definir o aço como sendo uma liga Ferro-Carbono, contendo geralmente de 0,008% até aproximadamente 2,11% de carbono, além de certos elementos secundários (como Silício, Manganês, Fósforo e Enxofre), presentes devido aos processos de fabricação.
2.1 CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS
2.1.1 Aço Carbono
Aços de baixo teor de carbono: ([C] < 0,3%) Possuem grande ductilidade, boa soldabilidade, geralmente utilizados em peças de grande porte. Não são temperáveis.
Aços de médio carbono: (0,3 < [C] < 0,7%) Possuem como características boa tenacidade e resistência quando são temperados e revenidos.
Aços de alto teor de carbono: ([C] > 0,7%) Possuem como características alta resistência e dureza após a têmpera.
Aços de liga: São os aços carbono que contém outros elementos de liga, ou apresenta os