Ficha Síntese Ética e Moral
Capítulo I
“A escolha é nossa: cuidar ou desaparecer. Estimativas otimistas estabelecem como data-limite para esta decisão o ano de 2030. A partir daí a sustentabilidade do sistema Terra não estaria mais garantida...”.
“Por que chegamos a esse ponto crucial?...” “A segunda resposta, mais elaborada, procura saber: que sonho o ser humano perseguia com essas revoluções, especialmente, com o imenso processo técnico-científico e cultural? Era o sonho de prosperidade material a ser conseguida pelo poder-dominação sobre a natureza e seus recursos, sobre a mulher, sobre os povos e suas riquezas e sobre a exploração da força de trabalho das pessoas.”.
“Mas essas respostas, embora objetivas, não vão suficientemente à raiz da questão. Há uma causa derradeira: a quebra da re-ligação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com o sentido transcendente da vida...” “ Pela força de autoafirmação, cada um consegue se fazer valer e garantir sua sobrevivência e sua possibilidade de continuar a coevoluir. Pela força da integração se reforçam as relações inclusivas, se garante a cooperação de todos com todos e assim se assegura melhor o futuro...” “Com o ser humano, porém, ocorreu a ruptura desta justa medida. Ele exacerbou a autoafirmação em detrimento da integração. Descobriu a força de sua inteligência e de sua criatividade. E usou esta força para se sobrepor aos demais...”.
“... Do feminino e do cuidado surge um novo paradigma ético que coloca a vida no centro, vida compartida com outros, vida aberta para cima e para frente, para as virtualidades que se escondem dentro dela e que querem vir à luz e fazer história. Aqui reside a cura de nosso pecado de origem.”
“Insaciável é a vontade de conquista do ser humano.”
“O cuidado é aquela condição prévia que permite o eclodir da inteligência e da amorosidade, o orientador antecipado de todo comportamento para que seja livre e responsável,