yas tica 1
Ética. 26 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. p. 13-34.
Argumento central: O capítulo tem como tema central explicar o objetivo da ética, diferenciando-a da moral.
Pág.
Síntese da ideia do autor ou reprodução de um trecho
Comentários, análises, reflexões, dúvidas sobre o mesmo
Como a ideia pode servir ao projeto/trabalho final
Existem diversos problemas que afetam desde um indivíduo até uma nação. Problemas esses que tem como responsáveis as pessoas quando fazem ou deixam de fazer alguma coisa com imparcialidade, sendo assim regidos pelas normas morais.
Tem-se como exemplo a seguinte pergunta: "Devo dizer sempre a verdade ou há ocasiões em que posso mentir?". Essa pergunta deriva de problemas nas relações afetivas na qual a decisão não somente afetará a mim, no caso, mas também a pessoa cuja qual irei mentir ou contar a verdade. Dependendo do caso, existem ações que podem afetar uma comunidade inteira, como "os soldados nazistas deviam executar as ordens de extermínio emanadas de seus superiores?". Nesse caso, a decisão afetaria um grande grupo, os judeus. Existe uma necessidade de pensar no comportamento avaliando as hipóteses e pensando nas consequências, sejam elas para si próprio ou para o próximo.
De sociedade para sociedade e de uma época para outra ocorre a mudança do comportamento prático-moral. Esse comportamento vem adquirindo, com o passar dos anos, qualidade de teoria moral. Dessa forma, tornou-se objeto de estudo e reflexão. Na ocasião que verifica-se essa passagem, coincidente com o início do pensamento filosófico, encontramo-nos na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.
Mesmo com as mudanças ao longo do tempo e de ambiente, o comportamento prático-moral humano remonta as origens do homem como ser social. Ocorre a passagem da moral efetiva (plano da prática moral) para a moral reflexa (teoria moral).