TG 2 bimestre Analfabetismo Funcional
Com base na análise do material de apoio proposto, se obtém as seguintes respostas:
a) Qual é a maior variação percentual nas regiões ocorridas entre o período de 1992 e 2002?
O maior percentual de variação ocorrido entre os anos 1992 e 2002 foi de 14,4% na Região Nordeste que reduziu de 55,2% para 40,8%. b) Respeitando escala para os percentuais, faça um gráfico de colunas para ilustrar a seguinte tabela:
Taxa de analfabetismo funcional das pessoas de 15 anos ou mais de idade, segundo as grandes regiões - 2002 Região 2002
Norte
24,7%
Nordeste
40,8%
Sudeste
19,6%
Sul
19,7%
Centro-Oeste
23,8%
Reflexão:
Analfabetismo Funcional na Região Nordeste
O analfabetismo funcional compõe a Questão Social, pois cria uma desigualdade entre o indivíduo e os demais. Outro ponto de importante reflexão é que o analfabetismo funcional leva a exclusão do mercado de trabalho formal o que leva os indivíduos a buscarem sua subsistência nos trabalhos informais, agravando ainda mais sua situação de vulnerabilidade social.
Em 2012 o analfabetismo funcional na região nordeste registrou o índice de 28,4%, percebe-se que houve melhoras no índice da região nos últimos anos, porém o percentual ainda é preocupante, principalmente diante do constante crescimento e expansão da região nordeste, que nos últimos anos vem recebendo inúmeros investimento públicos e privados nas questões relacionadas a infraestrutura; o que tem atraído inúmeros empresas principalmente dos setores de energia, indústria de alimentos, farmacêutica, automotiva e petroquímica. A situação do analfabetismo funcional se agrava ainda mais diante de crescente crescimento.
(...) “Pesquisas mostram que sem investimento em educação e qualificação profissional a população nordestina não será beneficiada pelo crescimento econômico da região” – Revista Você S/A – abril de 2014. O que reafirma a afirmação de que o analfabetismo funcional compõe a Questão Social.