PAEG Programa De A O Econ Mica Do Governo 64
FACULDADE PITÁGORAS MACEIÓ
Administração
2° Período
Década de 60 e um plano econômico
A inflação era um fenômeno que desde os meados do governo
Kubitscheck causava certa preocupação devido ao seu crescimento desenfreado.
Década de 60 e um plano econômico
Em 64, os militares tomaram o poder com um cenário econômico altamente desfavorável, havia passado muito da hora de empregar reformas estruturais para dar fim às anomalias observadas em nossa economia naquele período. A inflação começou a ser combatida já em 64, no PAEG (Plano de Ação
Econômica do Governo; 1964-1966), com reformas e com o combate gradualista à inflação. O problema é que a partir de 67, progressivamente, a forma de reajuste dos salários cada vez mais era baseada na inflação passada, a indexação desenfreada da economia causou um engessamento do fenômeno inflacionário.
Década de 60 e um plano econômico
O que é importante destacar foi que as reformas do PAEG (64-66) criaram as bases para aquilo que mais tarde seria conhecido como “milagre econômico”. Entretanto, apesar do sucesso do plano, a partir de 67 a política monetária afrouxou, visando, portanto, a condução da política econômica para o lado do crescimento econômico, com endividamento externo.
O MILAGRE
Década de 60 e um plano econômico
O Milagre Econômico abrangeu o período entre 1968 e 1973. O ponto de partida foi o PND (Plano Nacional de Desenvolvimento). Ocorreu retomada do investimento público em infraestrutura, aumento dos investimentos das estatais, demanda por bens duráveis, crescimento das exportações e inflação controlada. A principal crítica pode ser considerada a concentração de renda.
Década de 60 e um plano econômico
A desvalorização cambial não tinha impacto na inflação, esta, porém, tinha causas monetárias e fiscais. A inflação era resultado do descontrole fiscal. Pastore testou a memória da série de inflação, averiguando a persistência desta, seguindo a
metodologia