Chuva Cida
O que é: um fenômeno, chuvas com pH abaixo de 7 (índice normal da água), ou seja, é o resultado de fatores ambientais que carregam a chuva de diversos gases (sulfúrico, nítrico, clorídrico) e outros componentes (óxidos de azoto, mercúrio, cádmio, óxido de carbono etc) Causas: ocorre quando a poluição atmosférica se intensifica e as nuvens de chuva passam a não serem formadas só por vapor d’água, mas também por gases diversos. Ou seja, é causada devido à descarga excessiva de gases industriais no ar, e também aos fatores naturais como vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos, e que acabam misturando-se nas nuvens de chuvas e dando resultado à diminuição do pH da água que caíra. Esse tipo de fenômeno tem mais força e ocorre mais em cidades metropolitanas, mas também pode acontecer em regiões que não poluem tanto, devido à capacidade desses gases poluentes de “viajarem” na atmosfera.
Consequências:
Para a Saúde
A chuva ácida contamina diversos componentes da dieta humana, danificando os alimentos e sendo indiretamente consumida, podendo causar graves danos à saúde.
Nas Casas, Prédios e demais edifícios
A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Para o meio ambiente
-Lagos
Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
- Desflorestação
A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
- Agricultura
A chuva ácida afeta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
Chuva ácida no Brasil: a cidade de Cubatão, na