Chuvas A Cidas
Com a primeira revolução industrial o uso do carvão mineral aumentou em grande escala, aumentando consequentemente a liberação do dióxido de enxofre no ar.Este aumento em grande escala do uso do carvão mineral se deve ao uso cada vez maior de maquinas a vapor e ao aparecimento de novas industrias. Com essa liberação do carbono e do enxofre tão rápida a chuva acida passou a ser mais frequente.
Quando o carvão eh queimado, ele gera o gas carbonico, um oxido acido. Porem, o carvão contem 1% a 6% de enxofre. Então a queima de carvão produz o dioxido de enxofre, um dos principais causadores da acidez. Já o NO pode ser encontrado no interior do cilindro de certos veículos automotores de combustão interna. A temperatura no cilindro é muito elevada devido a queima do combustível. Assim, o NO sai pelo escapamento dos veículos e é lançado para a atmosfera.
Sozinhos o dióxido de enxofre e o monóxido de nitrogênio são simples poluentes que não tem impacto nenhum nas chuvas. Em contato com a atmosfera os elementos servem como matéria prima para a formação do H2SO4 e do HNO3, que se acumulam e