INTERTEXTUALIDADE TIPOS E EXERCICIOS
“(...) todo o texto é absorção e transformação de outro texto. (...) a linguagempoética se lê, pelo menos como dupla.” (KRISTEVA in CARVALHAL, 1992, p. 50.)
“A noção de intertextualidade abre um campo novo e sugere modos de atuação diferentes ao comparativista (...). Principalmente, as novas noções sobre a produtividade dos textos literários comprometem a também ‘velha’ concepçãode originalidade.” (CARVALHAL, 1992, p. 53.)
É muito difícil nos depararmos com algo realmente original atualmente no meio da cultura e do entretenimento. E isso se deve ao exercício constante da comparação, onde Estabelecemos, quase sempre, aproximações entre uma criação e outra. Quando percebemos que um texto usa outro texto em sua construção, mesmo que sem a intenção do autor, o que estamos fazendo é comprovar a ocorrência de INTERTEXTUALIDADE.
Há, basicamente, duas maneiras de se perceber a intertextualidade...
• Intertextualidade explícita: facilmente notada e parte do corpo do texto (geralmente apoiando-se justamente no conhecimento do senso comum por parte do leitor/expectador).
Observe os quadrinhos abaixo e responda com quais textos é possível estabelecer a intertextualidade:
Intertextualidade implícita: é quando este está implícito, mais subjetivo, portanto, dependendo muito do olhar do leitor/expectador para ser encontrado e, muitas vezes, colocado de forma inconsciente pelo autor, justamente pelo fato de certas INFLUÊNCIAS ou REFERÊNCIAS de senso comum estarem tão dispersas no mundo que essas acabam surgindo naturalmente.
TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
1. Intertextualidade estrutural Consiste no emprego de modelos de estrutura preexistentes para a produção de textos, como receita, carta pessoal e gibi.
2. Intertextualidade temática Consiste na abordagem do mesmo assunto, como, por exemplo, uma tela e um texto; um filme e a crítica do filme; uma propaganda e um artigo científico sobre o mesmo tema.
3. Intertextualidade referencial