Relatorio
Filosofia
Na passada sexta-feira, dia 17 de Janeiro de 2014, foi leccionada a quadragésima quinta lição pela professora Paula Bandeira, na qual todos os alunos marcaram presença.
A aula foi iniciada com um aviso por parte da professora acerca da necessidade dos alunos trazerem o caderno de actividades na última semana de Janeiro para a realização de ficha formativa com o objectivo da preparação para o teste. Como também a professora informou os alunos de que passariam a realizar questões de aula nas disciplinas onde abusam da conversa. Após este comunicado foi escrito o sumário, registado em seguida: Leitura do relatório da lição anterior realizado pala aluna nº 12, Mariana Guerra. Correcção do exercício 2 da página 132 do manual e exercícios 1 e 2 da atividade 4 das fotocópias. A autonomia da vontade. Resolução do exercício 1 da página 132 do manual.
De seguida, a aula foi interrompida pela chegada do aluno nº26, Tomás Sousa, que foi avisado por parte da professora de que tinha levado uma falta. Prosseguimos, então, com a leitura e devidas correcções do relatório de aula passada. Após a qual, a professora relembrou-nos o conteúdo da formula da humanidade recorrendo a seguinte formulação: “Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de outrem, sempre e simultaneamente como fim e nunca apenas como meio.”.
Ou seja, sempre que a única motivação da nossa acção é satisfação das nossas necessidades somos imparciais e estamos perante uma ação imoral pois, a máxima que seguimos não pode ser universalizada. Assim estamos a utilizar os outros para o nosso proveito. O que é moralmente errado pois, segundo esta fórmula, não devemos tratar as pessoas como um simples meio para alcançar os nossos objectivos sem ter qualquer consideração pelos seus interesses. Como também nenhum ser racional se deve tratar a si mesmo como um meio. Foi importante salientar que esta fórmula não proíbe as pessoas de serem meios, uns para