ficha de leitura
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS FLORIANÓPOLIS
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE LINGUAGEM, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO - 314
ALUNOS: SOFIA MONTANARI;
Título da publicação:
A moreninha
Autor (es):
Joaquim Manuel de Macedo
Local onde se encontra:
Rio de Janeiro
Data da publicação:
2010
Edição:
1ª
Local da edição:
Recife
Editora:
Prazer de Ler
Nº de páginas:
224
Assunto:
Clássicos da Literatura Brasileira
Palavra-chave:
Moreninha
Data da leitura:
19/05/2014 até 23/05/2014
Observações:
Leitura, adaptação e revisão: Glauco Cazé; Ilustração: Eduardo Schoesser.
Informações sobre o autor: Joaquim Manuel de Macedo nasceu em Itaboraí, Rio de Janeiro, no dia 24 de junho de 1820 e morreu em 1882. Formou-se em Medicina, pela Faculdade do Rio de Janeiro, mas nunca exerceu a profissão, seduzido pela carreira literária e pelo magistério, assim tornou-se um escritor brasileiro. "A Moreninha" é considerado o primeiro romance verdadeiramente representativo da literatura brasileira, que teve grande aceitação. Joaquim de Macedo foi o autor mais lido na sua época.
Resumo: Na casa de Augusto, Filipe, Fabricio e Leopoldo, amigos de Augusto, estavam conversando e bebendo como jovens, até que Filipe perguntou que os demais fariam no dia de sant’ Ana, convidando-os para passar na ilha de sua avó. Mencionou que suas primas e sua irmã estariam lá, tentando convencer Augusto, romântico incorrigível, a ir. Vendo a dificuldade de convence-o a ir, Filipe propôs uma aposta:
“No dia 20 de julho de 18”... na sala parlamentar da casa n... da rua de..., sendo testemunhas os estudantes Fabrício e Leopoldo, acordaram Filipe e Augusto, também estudantes, que, se até o dia 20 de agosto do corrente ano, o segundo acordante tiver amado a uma só mulher durante quinze dias ou mais, será obrigado a escrever um romance em que tal acontecimento confesse; e, no caso contrário, igual pena