(Resenha) VICCHIATTI, Carlos Alberto. Intertextualidade do Jornalismo
1023 palavras
5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIACESNORS – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE DO RS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
CURSO DE JORNALISMO
Disciplina: Introdução à Pesquisa em Comunicação
Professora: Lara Nasi
Aluna: Fernanda Peron Soranzo RESENHA
VICCHIATTI, Carlos Alberto. Intertextualidade do Jornalismo. In: VICCHIATTI, Carlos Alberto. Jornalismo: comunicação, literatura e compromisso social. São Paulo: Editora Paulus, 2005. Cap. 6. p. 83-97.
Carlos Alberto Vicchiatti é pós-doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre em Educação do Ensino Superior pela Universidade São Francisco e bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Campinas. Atua como professor nas disciplinas de Teoria da Comunicação, Semiótica, Comunicação Empresarial e Mídia e Sociedade.
No capítulo a ser comentado, “Intertextualidade do Jornalismo”, o autor discute o relacionamento de literatura e jornalismo e suas respectivas linguagens. Vicchiatti fala sobre as mudanças que ocorrem com o passar do tempo no modo como o jornalista transmite uma notícia. Deixando de lado a fórmula e a tradição de utilizar uma linguagem que passe o estritamente necessário para a compreensão da notícia, muitos jornalistas mesclam a linguagem literária à informação, despertando diversos sentimentos no leitor.
O autor adota como exemplo de comparação o texto jornalístico que é utilizado no jornal impresso. Geralmente, há pouco espaço reservado às notícias, limitando assim a utilização de uma linguagem elaborada. Já as reportagens deixam margem para que se possa elaborar um texto mais literário ou que desperte emoção. “O jornalista [...] atraído pelo fascinando domínio da narrativa literária, tenta transpor os limites dessa linguagem e dela importar elementos que possam auxiliá-lo na conquista de seu principal objetivo: o leitor, ouvinte ou telespectador” (p. 84).
Antigamente, a diferença entre literatura e jornalismo era