6 Dicas Para Voc Deixar De Ser Chefe E Virar Um L Der
Em vez de obter resultados por meio de um "terrorismo psicológico", motive sua equipe, elimine o estresse e seja mais feliz no trabalho.
Por mais parecidos que possam parecer, os termos "líder" e "chefe" não são sinônimos. Os dois denotam uma condição de comando. No entanto, é muito melhor ser um líder do que um chefe. O motivo é simples: o primeiro tem um time coeso e unido em torno de um ideal. Já o segundo até pode ser bem-sucedido, mas o será por meio de ordens e um certo "terrorismo psicológico".
SAIBA MAIS
8 comportamentos de pessoas inteligentes
Ao deixar de ser um chefe e virar um líder, oempreendedor vai ter resultados positivos garantidos por mais tempo. Seus empregados não ficarão sempre em busca de outro emprego. Serão, na verdade, mais engajados na realização do trabalho. E menos estressados também.
Em artigo publicado no site da revista "Entrepreneur", Gina Folk, especialista emempreendedorismo, listou o que é necessário para deixar de ser um chefe e virar um verdadeiro líder:
1. Goste de lidar com pessoas
Lembre-se: o líder trabalha com um time. Por isso, é essencial que você goste de pessoas. Afinal, você será a pessoa mais procurada pela sua equipe. É sua responsabilidade ajudar seus colaboradores na resolução de problemas e priorizar o desenvolvimento profissional deles.
2. Guie, não controle
Segundo Gina, os chefes sentem a necessidade de controlar todos os passos dados por sua equipe. Tal comportamento, de acordo com a especialista, sinaliza que não há muita confiança no time. Líderes, por outro lado, confiam nos funcionários e os capacita para que resolvam os problemas sozinhos.
3. Delegue
A falta de confiança leva os chefes a concentrar tarefas para si. Por isso, não há fluidez nos processos da empresa. E, de quebra, não sobra muito tempo para que eles dediquem tempo à vida pessoal. Líderes, como já foi dito, confiam no seu time. Eles distribuem o trabalho e acreditam que as pessoas