AS TEORIAS DE SUSI
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA
Docente: Francisco Vanderlei
Discentes: Leonan Braz;
Cristiane Maria de Oliveira;
Dalva Santana dos Santos;
Daniele Rodrigues;
Cristiane Braz.
O presente trabalho tem como objetivo estudar duas teorias linguísticas que definem a língua de formas diferentes, cujos os principais representantes são:Saussure e Chomsky,
Saussure definiu a língua como um sistema de valores que se opõem uns aos outros, numa relação de dependência, isto é, num sistema em que os termos não se definem por si só,isoladamente,mas por uma relação de dependência. Para o estruturalista, a língua é um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aos indivíduos que deve ser estudado separado da fala. Por outro lado Chomsky em sua teoria gerativista afirma que os seres humanos apresentam uma predisposição genética que permite a aquisição da linguagem. Segundo ele,a língua é um sistema de princípios radicados na mente humana, diferentemente da teoria de Saussure que considera a língua um objeto fundamentalmente social. Noam Chomsky relaciona, ainda, a aquisição da língua a termos conhecidos como: competência e desempenho. Já para Saussure a linguagem é dividida em duas partes:a língua e a fala.
Ferdinand de Saussure
Ferdinand de Saussure nasceu em Genebra, em 26 de novembro de 1857. Filho de um eminente naturalista, foi introduzido pelo filólogo e amigo da família Adolphe Pictet nos estudos linguísticos. Saussure estudou Física e Química, mas continuou sendo introduzido nos cursos de gramática grega e latina. Em 1874 começou a estudar sozinho o sânscrito, usando a gramática de Franz Bopp. Por fim, convenceu-se que sua carreira estava nos estudos da linguagem e ingressou na Sociedade Linguística de Paris (fundada em 1866).
Para Saussure
A língua é um sistema de valores compreendida como produto social de cada falante.
A língua é sistemática, homogênea, abstrata e passível de análise