Ficha de Leitura - Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media
Pedro Marinheira - 8235
Ficha de Leitura
Nome do Autor: SOUSA, Jorge Pedro
Nome da obra: Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media (2ª edição revista e ampliada)
Título: Capítulo 1 – Comunicação, sociedade, cultura e Ciências da Comunicação
Editor: Não definido
Data: 2003
Resumo: O primeiro capítulo da obra referida, inicia-se com uma tentativa de definição da palavra “Comunicação” através de exemplos, contudo comunicação significará “participar, pôr em comum ou acção comum”.
A comunicação é indispensável aos seres humanos e pode ser encarada como processo e de outra forma como actividade social, ou seja, comunicamos para satisfazer necessidades.
É feita uma distinção entre informação e comunicação. Essa mesma informação dependerá do processo comunicativo. A existência de um código que será compreendido entre o emissor e o receptor é essencial, necessário para a existência de informação. A comunicação é um processo que não tem um fim bem definido e tem inúmeros factores que a influenciam são eles: a percepção, a expectativa do receptor e a motivação do mesmo. É possível que o emissor e o receptor tenham objectivos distintos e cada um obter o que deseja da comunicação. Das inúmeras formas de comunicação destacam-se a intrapessoal (comunicação efectuada pelo próprio individuo consigo mesmo), interpessoal (será aquela que é estabelecida normalmente no nosso quotidiano), a grupal (comunicação entre grupos de amigos ou família, por exemplo. Estes grupos segundo Tuckman e Jensen - 1977- são criados através de formação, tempestade, normativização e acção. Dentro dos grupos podem aparecer lideres, esses lideres poderão ser: autocrático, laissez-faire, democrático e liderança colectiva), a organizacional (é a comunicação estabelecida no seio das organizações. Estas organizações sobrevivem enquanto os seus membros comunicarem, quer interna, quer externamente), a social (comunicação efectuada a grande