Resumo de metodologia de pesquisa juridica
METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA – Prof. Irineu Francisco Barreto Júnior
RESUMO PARA ESTUDO
AULA 1 (07/02/2014) - A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL
1.1 O que é um conceito?
Conceito significa definição, concepção, caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras. O termo "conceito" tem origem no Latim “conceptus” (do verbo "concipere") que significa "coisa concebida" ou "formada na mente".
O conceito é aquilo que se concebe no pensamento sobre algo ou alguém. É a forma de pensar sobre algo, consistindo em um tipo de apreciação através de uma opinião manifesta. É um símbolo mental, uma noção abstrata contida em cada palavra de uma língua que corresponde a um conjunto de características comuns a uma classe de seres, objetos ou entidades abstratas, determinando como as coisas são. O conceito expressa as qualidades de uma coisa ou de um objeto, determinando o que é e o seu significado.
1.2 Como deve ser estruturado?
Segundo Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e a fim de contribuir de maneira mais eficiente para a construção do conhecimento do estudante, a estruturação de mapas conceituais considera uma relação hierárquica dos conceitos que serão apresentados tanto através de uma diferenciação progressiva quanto de uma reconciliação integrativa.
Na diferenciação progressiva um determinado conceito geral é desdobrado em outros conceitos específicos nele contidos. Na reconciliação integrativa um determinado conceito é relacionado a outro aparentemente díspar e localizado em outro ramo da árvore de conceitos.
1.3 Qual é utilidade para o Estudante de Direito?
A ciência do Direito é um ramo das ciências sociais que estuda as normas obrigatórias que controlam as relações dos indivíduos em uma sociedade. O estudo do Direito busca transmitir aos estudantes um conjunto de conhecimentos relacionados com o ordenamento jurídico vigente no país.
Para que o estudante consiga