Socialismo
Disciplina: História
Tietê 30 de abril de 2015
Tópicos:
- Objetivo
- Introdução
- O que é?
- Socialismo X Comunismo
- Nações socialistas
- Conclusão
- Bibliografia
Objetivo
Esse trabalho está sendo desenvolvido sob a supervisão da professora Lúcia, para as disciplinas de Filosofia, Sociologia e História.
Com o objetivo de aprender a dividir tarefas, ter o conhecimento aprofundado sobre política que alguns filósofos e sociólogos defendem, entender a sociedade e trabalhar a coletividade.
Introdução
O socialismo se define como uma sociedade em que a igualdade, teoricamente, reina. A ideia é de que houvesse uma economia, de certa forma, equilibrada. A economia seria organizada de forma em que todos os cidadãos teriam os mesmos direitos, deveres e acesso aos meios de produção, e principalmente: a distribuição de riquezas e propriedades feitas de forma equilibrada para que não haja muita ‘distância’ entre o rico e o pobre. Karl Marx era o principal filósofo do movimento. Marx fala da teoria da mais-valia, que é o que ocorre quando pessoas produzem e a maior parte dos lucros vai para os patrões, que normalmente trabalham menos que esses funcionários. A mais-valia é a responsável por fazer com que uma classe fique cada vez mais rica e a outra cada vez mais pobre.
O que é?
Socialismo é uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.
Todos os bens e propriedades particulares seriam de todas as pessoas e haveria repartição do trabalho comum e dos objetos de consumo, eliminando as