Ficha de Leitura / Cão Como Nós
Titulo da obra : Cão Como Nós
Data de leitura : Novembro / Dezembro de 2013-12-08
Autor : Manuel Alegre
Editora : D Quixote
Ano da edição : 2013
Número da edição : 25 ª edição
Elementos da capa e da contracapa : produção gráfica Lda. Foto do autor por Luiz Carvalho. Na capa contém o título, o editor, o número da edição e a fotografia de um cão da raça épagneul – breton. A contracapa tem a fotografia do autor e o logotipo da editora.
Género ou tipo de texto : Auto Biográfico, em que o autor conta um período da sua vida.
RESUMO :
O autor neste livro conta-nos a hitória de um cão que era diferente de todos os outros. Era um cão rebelde,teimoso e desobediente, que achava que não era cão e que queria ser como qualquer outro elemento da família. A família era constituída pelos avós maternos, pelos donos ou pais, por três filhos e pelo cão. O cão juntou-se à família antes do nascimento da primeira filha. Chamava-se Kurika, nome inspirado numa história de Henrique Galvão. A dona era visto por Kurika como uma mãe e sempre que achava que achava que a mãe corria perigo, ficava aflito e protegia-a com grande amor, porque não queria perder novamente a sua mãe. Para os filhos, pensava que era como um irmão. A relação mais complicada era com o dono e escritor do livro, porque o cão não o achava um pai e nem ele o considerava como um filho. Para o autor, um cão é cão.
A relação entre o autor e o cão foi-se tornando cada vez mais forte, principalmente após Kurika lhe ter salvo a vida. Kurika apercebeu-se que o dono tinha adormecido, esquecendo-se do café ao lume, e começou a fazer muito barulho e a raspar a porta do seu quarto. Manuel Alegre acordou e foi apagar de imediato o lume e abrir as janelas da casa. Ficou a dever a sua vida a Kurika, na opinião da sua filha. E assim apercebeu-se que Kurika não era um cão igual aos outros.
Quando o avô morreu, todos sentiram muito a sua falta, principalmente o