Resumo de cão como nós
Referência bibliográfica da obra:
ALEGRE, Manuel - Cão como nós. 21ªed. Lisboa: LeYa, 2002. 120 págs. ISBN 978-972-20-2301-6.
Resumo:
Kurika é um épagneul-breton com «manchas castanhas e uma espécie de estrela branca no meio da cabeça», é o cão de Manuel Alegre, que não queria ser um cão. Era "Cão... como nós", como nós porque Kurika tinha as mesma atitudes que os donos como a desobediência e exibicionismo, porque tinha uma relação de amizade com os donos (o cão é o melhor amigo do homem), era solidaria, protegia a criança, consolava o dono, estava pressente na desgraça, «chorava» a morte. Mas também é altivo e irrequieto. Este cão teve um função muito importante na familia do autor mas também com o autor pois acompanhou o escritor e a sua família ao longo de anos, fazendo assim dele parte da família, como refere o autor.
Mas nem sempre o escritor se apercebeu do valor deste "amigo" pois Manuel Alegre tal como o seu pai defendia que "cão é cão"! Daí que deveria ser tratado como tal. Porém, com o decorrer da convivência e com a influência dos seus filhos, Manuel Alegre vai deixando-se "entregar" àquele amigo teimoso e resmungão que até "implicava" com ele, mas que somente buscava o amor da família com a qual vivia. Assim, a amizade vai crescendo entre os dois, sem que Manuel Alegre se aperceba, até que chegam os derradeiros dias em que essa amizade torna-se indispensável.
Opinião sobre a obra e a respetiva justificação:
Plano de trabalho:
-personagens: Kurika (nome de leão), Manuel Alegre ( autor), Mafalda (mulher do autor), Avó (pai do autor), filhos do autor
-explicação do titulo da obra;
-relação entre o cão e o autor;
-relação entre o cão e os outros membros da familia;
-explicação da organização do livro;
-referencia a saudade que o autor sente;