Ficha de leitura artigo a influencia de filmes violentos no comportamento agressivo de crianças
A prática e as implicações da análise funcional
Resumo
Propõe uma reflexão sobre as múltiplas formas de fazer-se análise funcional e sobre as implicações paradigmáticas e práticas destas. A consideração Skinneriana de que o sujeito controla tanto o comportamento do analista quanto o analista controla o do sujeito. A Análise Clínica nos confrontou de maneira mais aguda com as implicações epistemológicas da análise funcional: a cosmovisão contextualista, o axioma da primazia funcional e a natureza recursiva da análise.
A terapia cognitivo-comportamental mantém uma ênfase teórica em cognições que podem ser identificadas por meio de técnicas de entrevista sem a necessidade de analisar amostras de interação.
Análise experimental
Quando diferentes esquemas de reforçamento são introduzidos, a frequência e a distribuição do comportamento mudam. Assim, o aluno logo aprende a relacionar contingências com padrões de comportamento e manipulação de variáveis ambientais com mudanças de resposta.
O controle do comportamento é sempre bidirecional. Trata-se de interação, não de determinação linear.
A análise aplicada
A modificação do comportamento estende a filosofia Skinneriana para a área aplicada. Dois exemplos bem conhecidos são a economia de fichas e o treino de pais.
Pode surpreender que os programas práticos citados acima não incluam uma análise dos fatores no ambiente natural que mantêm o comportamento problemático.
A análise funcional estava sendo desprezada pelos analistas aplicados do comportamento que preferiam aplicar programas padronizados, impondo contingências arbitrárias suficientemente poderosas sem examinar, primeiro, quais contingências