FICHA CONTEUDO GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA
Daniele de Lima Macedo2
SANTOS, C.A.C.dos, NOGUEIRA,K.T. Gravidez na adolescência falta de informação?,2009, disponível em http://www.adolescenciaesaude.com, acesso em 16/02/2015
“A gravidez na adolescência tem sido apontada como um problema de saúde pública. Pretende-se, neste artigo, conhecer os motivos que levam a adolescente a engravidar, apesar do grande número de informações” (p.1).
“Os jovens muitas vezes negam o risco de engravidar devido a um pensamento "mágico" característico da adolescência e de sua imaturidade psicoemocional” (p.1)
“Construir um espaço onde pais, familiares, escola, adolescentes, professores e profissionais de saúde possam dialogar é um importante instrumento para se obter resposta social” (p.1)
Introdução
“Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a adolescência corresponde ao período de vida entre 10 e 19 anos. É nessa fase que o adolescente passa por várias mudanças” (p.1)
“O adolescente encontra-se perplexo por um corpo que é seu, mas que lhe soa estranho. Ele tem diante de si a descoberta de um mundo novo” (p.2)
“Essas mudanças, nas quais perde a sua identidade de criança, implicam a busca de uma nova identidade, que se vai construindo nos planos consciente e inconsciente.” (p.2)
“O amor, além disso, é só um aspecto da problemática da adolescência: quase todos os adolescentes já sabem que a liberdade sexual não é promiscuidade, porém sentem e expressam a necessidade de ter experiências que nem sempre são totais, mas que precisam viver” (p.2)
“Na adolescência o relacionamento com os pais é bastante abalado pelo questionamento que o jovem faz em relação a valores, estilo de vida, fé, ideologia etc.” (p.2)
“Na fase de busca, procura, enfrentamento, desestruturação e discussões com os pais, o adolescente passa a dar grande importância ao grupo de amigos e muitas vezes se identifica com as experiências pelas quais seus amigos estão passando.” (p.2)
“Parir antes dos 19 anos, décadas atrás, não se