An Lise Cr Tica De Um Artigo Cient Fico
Ana Rita Teixeira, ep6021, D12
Beatriz Lopes, ep5966, D11
Bernardo Paitio, ep6080, D14
Cristina Dara Rocha, ep5970, D11
Rui Rodrigues, ep5957, D12
Análise crítica de um artigo científico
Nota Introdutória
No âmbito da unidade curricular de Introdução à Investigação inserida no Curso de
Licenciatura em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, realizámos o presente trabalho que tem como objetivo analisar, de forma crítica e reflexiva, um artigo de investigação (Anexo I).
A elaboração desta tipologia de trabalho visa a aplicação prática dos conteúdos abordados ao longo das aulas teóricas, a apropriação de conhecimentos necessários para a refletir criticamente sobre as diferentes fases de investigação. Em acréscimo, permite-nos compreender a importância da investigação para o exercício profissional da Enfermagem.
O artigo atribuído ao nosso grupo de trabalho intitula-se “Women´s perceptions and experiences of fetal macrossomia” (“As perceções e experiências das mulheres com a macrossomia fetal”, em português) e foi sujeito a duas etapas de tratamento: exposição/discussão da investigação e leitura crítica. Na primeira, a investigação foi apresentada como se fosse nossa, todavia não foi elaborada uma apreciação na íntegra (Anexo II).
Neste sentido, com base no guia orientador para a elaboração de trabalhos escritos de 2014, efetuamos uma análise estruturada sobre as fases concetual, metodológica, empírica bem como da referenciação bibliográfica, título e resumo presentes no artigo pulicado pela Revista Midwifery.
Título
O título consiste na primeira impressão que um artigo de investigação estabelece com o leitor, desse modo assume um papel importante e deve cumprir alguns requisitos.
Segundo Fortin (2009), o título indica o assunto da investigação e deverá conter 15 palavras no máximo. Além disso, o título deve ser atrativo e resumir o estudo com precisão, usando apenas as palavras necessárias.
O artigo para a presente análise