EDUCAÇÃO SEXUAL; RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL- UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- UDESC
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
DISCIPLINA DE CONTEÚDOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE LINGUAGEM II e EDUCAÇÃO SEXUAL E INTERFACES CURRICULARES
SEMESTRE: 2013/2 – BLOCO 1
TURMA: PEITJ-A
ALUNA: LOURILEI PEREIRA DO AMARAL
PROPOSTA DE PRÁTICA DOCENTE NA ÁREA DE LINGUAGEM E EDUCAÇÃO SEXUAL: INTERFACES CURRICULARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
1. TEMA: EDUCAÇÃO SEXUAL; RELAÇÃO ESCOLA/FAMÍLIA.
2. JUSTIFICATIVA DO TEMA:
Considerando e acreditando que os pais são nossos parceiros na formação do cidadão, propomos um trabalho em parceria com os vários segmentos da sociedade local, criando redes de relações e de responsabilidade entre as pessoas. Essa temática exige atualização, estudo, compromisso e responsabilidade. Construir um jeito de continuidade, uma vez que o cotidiano escolar é um ambiente dinâmico e repleto de significados, portanto, a temática não pode ser abordada só com explicações sobre a anatomia e a fisiologia dos aparelhos reprodutores e com palestras médicas. Deve ser feita com “afeto”, sem constrangimentos, através de um programa que possibilite comunicar aos pais sobre a iniciativa, a necessidade e a importância da temática na formação dos seus filhos. Crianças e adolescentes estão descobrindo os limites do próprio corpo e a sexualidade. O sexo é parte da vida das pessoas é por essa razão que a escola e a família devem ajudar a construir desde cedo uma visão sem mitos nem preconceitos.
3. ANO ESCOLAR/FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS:
5º Ano do Ensino Fundamental, Faixa Etária 09 e 10 anos.
4. OBJETIVO GERAL:
Formar alunos conscientes acerca da sua própria sexualidade, fornecendo-lhes informações que promovam seu bem-estar físico, mental e moral. Propiciando meios para que haja respeito à diversidade de valores, crenças e comportamentos existentes e relativos à sexualidade, desde que garantida à dignidade do ser