gravidez na adolescencia
Período previsto: Mês de Abril de 2013.
Justificativa:
A crescente tendência da liberação do comportamento social, especificamente, o sexual, contribui para o aumento da gravidez na adolescência, devido à falta de conhecimento do próprio corpo enquanto função reprodutora, vinda da falta de uma educação esclarecedora tanto no âmbito familiar como no escolar e social.
Nesse contexto, é interessante que as escolas, tanto públicas quanto particulares, enfatizem a educação sexual para os jovens, esclarecendo suas dúvidas e lhes oferecendo toda orientação a respeito do assunto.
A conscientização visa proporcionar o exercício da sua sexualidade de forma responsável, prazerosa e saudável e oferecer critérios para o discernimento e adoção de comportamentos que efetivem os citados desejos e ainda oportunizar esclarecimentos e reflexões acerca do aborto, doenças sexualmente transmissíveis e de que forma a iniciação da vida sexual na adolescência influi nos estudos e na escolha de uma carreira profissional.
De maneiras diversas, as pessoas exercem formas de controle uns sobre os outros, bem como escapam e resistem a este poder. O dispositivo da sexualidade perpassa espaços escolares, instaura regras e normas, estabelecem mudanças no modo pelo quais os indivíduos dão sentido e valor a sua conduta, desejos, prazeres, sentimentos e sonhos. Saber lidar de modo sábio com toda essa situação é de suma importância para se levar uma vida mais feliz e satisfatória.
Elaboração de conceitos-chaves:
Aborto – adolescência – conscientização - gravidez – relação sexual – saúde – sexualidade - moralidade.
Elaboração de questões:
* Questão principal:
_Quais as implicações que uma gravidez indesejada traz a vida do adolescente?
* Questões secundárias:
_ Quais as consequências da gravidez na adolescência para a moça e o rapaz e suas respectivas famílias?
_ É o aborto uma solução plausível para resolução dos problemas