Ficha cartografica
Trabalho de Zoologia dos Vertebrados
Trabalho realizado na disciplina de Zoologia animal, pelos alunos Flávia Luzia de Paula Peixoto, Maria Elisa da Silva Santos e Elvis Almeida Pereira Silva
Prof.: Felipe Costa
Muriaé –MG
2012
FICHA CATALOGRÁFICA DOS REPTILIA BRASILEIROS
* Testudines * Serpentes * Lagartos * Crocodilianos
CLASSIFICAR QUANTO:
1. Nome popular 2. Nome científico 3. Classificação 4. Biologia geral * Habitat * Morfologia * Reprodução * Comportamento * Distribuição geográfica 5. Referência Bibliográfica.
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Cheloniidae
Nome científico: Caretta caretta
Nome popular: Tartaruga Cabeçuda, Tartaruga-Amarela, Tartaruga-Meio-Pente Ou Tartaruga-Mestiça
Biologia Geral
Habitat: Encontrada em praticamente em todo o litoral (águas temperadas), para desovar, procura preferencialmente as praias ao norte do Rio de Janeiro, especialmente as do Espírito Santo, Bahia e Sergipe.
Morfologia: Tem a cabeça proporcionalmente maior que a das outras espécies, chegando a medir 25 centímetros. É a que faz maior número de desovas no litoral e é também chamada de tartaruga mestiça. Tem o dorso marrom e o ventre amarelado. Seu casco mede aproximadamente um metro e pesa cerca de 150 quilos, embora alguns exemplares cheguem 250 quilos.
Reprodução: Fecundação interna com 3 a 5 desovas numa mesma temporada de reprodução. As fêmeas atingem a maturidade sexual por volta dos 30 anos de idade. Nesta fase, ela retorna para a praia onde nasceu para depositar os ovos. Estima-se que entre 100 filhotes nascidos, apenas um chegará a vida adulta.
Comportamento: Possuem um comportamento solitário e vivem grande parte do tempo submersas nas águas dos oceanos.
Distribuição geográfica: São répteis que vivem nos oceanos em áreas tropicais e subtropicais.
Alimentação: