FIBROMIALGIA
A massagem em geral é boa para pessoas que sofrem de fibromialgia, porque estimula a circulação e libera hormônios anti-estresse. A massagem relaxante, estímulos de pontos de gatilho e pedras quentes são usados com ótimos resultados. A massagem, em geral, é feita de forma leve e personalizada em cada cliente, porque cada pessoa com fibromialgia tem características diferentes. Normalmente, o cliente começa a ter uma boa melhora depois de 3 a 8 sessões de massagem. Lembrando sempre que as massagens não substituem os tratamentos e diagnósticos do médico.
O que é fibromialgia?
É uma dor na musculatura ou nos tecidos moles do corpo. Fibromialgia vem das palavras em latim: “fibro” - tecido, “myo” – músculo, “algos” - dor. Em geral, a dor é crônica ou vai e volta com freqüência. É muito comum as dores mudarem de local pelo corpo, um dia doem as pernas, no outro dia a cabeça e assim por diante. Muitas vezes, a dor aumenta com o toque ou pressões na área dolorida. Outros sintomas da fibromialgia são cansaço, dores nas articulações, intestino preso, formigamento, angústia, depressão e estresse. Mas é bom lembrar que os sintomas acima não correspondem a todas as pessoas com fibromialgia. Algumas têm poucos sintomas e outras mais.
Dados mostram que, em torno de 2% a 4% da população têm alguma forma de fibromialgia, mas até hoje ninguém conseguiu provar a origem da doença, e também não surgiu algum remédio ou tratamento que garanta uma melhora. Antigamente, os pacientes com fibromialgia não eram levados muito a sério por causa da falta de provas da doença, o que piorava o quadro. Muitos eram chamados de “complicados” ou “aquele que sempre reclama de dores sem ter nada”.
A massagem, porém, sempre foi muito aceita como tratamento da doença porque alivia a tensão muscular e trata o estresse e a angústia, estimulando hormônios do bem-estar e acionando a divisão parassimpática do sistema nervoso autônomo responsável por deixar a pessoa calma. Outra terapia usada para