FIBROMIALGIA
Síndrome de Fibromialgia (SFM) é uma forma freqüente de dores musculares e cansaço. O termo Fibromialgia significa dores nos músculos e tecidos conectivos fibrosos (ligamentos e tendões). É considerada uma síndrome porque engloba um conjunto de sintomas que podem ocorrer simultaneamente. É freqüentemente confundida e pouco entendida já que vários de seus sintomas podem ser encontrados em outras patologias. A Fibromialgia afeta principalmente músculos e seus locais de fixação nos ossos. Embora se manifeste como uma doença articular, ela não é inflamatória como a artrite e não causa deformidades. É uma forma de reumatismo de tecidos moles ou muscular e se refere a dor e rigidez associadas às juntas, músculos e ossos. O paciente não apresenta nenhum tipo de alteração em exames laboratoriais. Por isso, seu diagnóstico depende principalmente das queixas ou sensações que o paciente relata. Algumas pessoas podem olhar estes sintomas como imaginários ou desprezíveis. Em 1990 o "American College of Reumatology" legitimou a fibromialgia na comunidade médica e estabeleceu os seguintes critérios para diagnóstico:
Histórico de dor em ambos os lados do corpo, acima e abaixo da cintura, por no mínimo 3 meses e dor em pelo menos 11 de 18 pontos chamados de Pontos Dolorosos ou tender-points.
SINTOMAS A dor é o sintoma mais importante na fibromialgia. Ela geralmente é sentida em todo o corpo, embora possa começar em uma região específica, como pescoço ou ombro, e se espalhar para outras áreas após algum tempo.
A presença dos Pontos Dolorosos, que tendem a estar presentes em ambos os lados e em diferentes locais, caracteriza a fibromialgia. As pessoas descrevem a dor na fibromialgia como ardência, rigidez, pontadas, fisgadas e dizem ter a sensação de estar constantemente gripadas. A dor varia em intensidade e localização em função do tipo de atividade, do clima, do sono, do estresse e para algumas pessoas a dor pode ser severa.