Fibromialgia
Dor é uma sensação desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade, podendo resultar doença ou distúrbio emocional.
A percepção da dor pode variar não somente de uma pessoa para outra, mas também de acordo com a cultura, sendo transformada por muitos fatores. Portanto, é uma resposta subjetiva: cada indivíduo aprende a sensação por meio de experiências relacionadas com lesões no início da vida.
O QUE É FIBROMIALGIA?
Fibromialgia é uma doença que afeta milhões de pessoas, principalmente mulheres, mas só recentemente vem recebendo atenção de médicos e pesquisadores em busca de melhores formas de diagnóstico e tratamento.
A fibromialgia também é conhecida como fibrosite, dor muscular crônica, reumatismo psicogênico, mialgia por tensão, ou mesmo confundida com sintomas de somatização.
As causas da fibromialgia vêm sendo investigadas com maior intensidade nos últimos anos. Até a algum tempo, pensava-se que a fibromialgia era apenas um componente psicológico que manifestava-se na forma de dor.
Hoje, sabe-se que o componente psicológico, como o estresse e a capacidade de adaptação (resiliência) são fatores relacionados à fibromialgia, mas não são os únicos.
As pesquisas atuais apontam para um desequilíbrio na regulação da dor no sistema nervoso central como um dos fatores essenciais para o desencadeamento da fibromialgia.
É sabido que toda pessoa sente algum tipo de dor ou sensação incomum pelo menos uma vez por semana. Estas sensações provenientes de partes diversas do corpo são enviadas até o cérebro e são processadas a todo o momento.
De maneira simplificada, pode-se dizer que o cérebro desliga estes canais de dor que chegam até ele, se o processo doloroso for considerado inofensivo ao organismo. E assim a vida segue normalmente.
Na fibromialgia existe uma desrregulação nos neurotransmissores e neurorrecpetores relacionados a dor, que tornam-se aumentados e