Ensino juridico no brasil
Sumário: Introdução 1. O advogado x o bacharel 2. O perfil do aluno de direito. 3. Os cursos jurídicos 4. Técnicas de ensino jurídico. 5. Ensino, pesquisa e extensão. Conclusão
INTRODUÇÃO
Este trabalho visa fazer uma abordagem sobre o ensino jurídico no Brasil. Trabalho que, para alguns, é muito difícil de ser feito. Como assim para alguns? Quem são esses alguns? Sãos os amantes do Direito.
É muito difícil e triste estudar o tema em tela para os juristas por vocação, uma vez que o ensino jurídico no Brasil encontra-se totalmente distorcido.
Mas, de qualquer forma, tentaremos passar um panorama da situação atual, tentaremos também fazer uma análise crítica da atual situação. Em verdade, iremos nos prender em criticar o estudo jurídico no Brasil, isso é inevitável, pois não há como escrever sobre o tema sem ser em tom de desabafo, sem ser em tom de indignação.
Iremos procurar traçar a perfil que se espera de uma faculdade de Direito. Em seguida iremos comentar como se dá o estudo do Direito na atualidade.
Tentaremos traçar também os perfis esperado e alcançado das faculdades e dos alunos e procuraremos descobrir qual é ensino jurídico ideal, bem como quais as mazelas que fazem o atual modelo ser longe daquilo que se espera.
Iremos também fazer uma análise da Lei de Diretrizes e Base - LDB e avaliar até que ponto ela ajuda ou prejudica a qualidade do estudo jurídico no país.
Enfim, tentaremos visar o estudo jurídico ideal, bem como demonstrar o porquê do atual modelo estar longe do mesmo.
1 O ADVOGADO X O BACHAREL
O nome do curso objeto do nosso estudo é curso de Direito, ou curso