filosofia
A origem da filosofia
Questões: 1 a 16
Pagina: 39
Professora: Viviane silva
Turma: 1 ano c
Turno: vespertino
Aluno: Douglas Vinicius Sousa Araújo da silva
1-que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra?
R- Atribui-se ao filosofo grego Pitágoras de samos. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem sentimento amigável”, pois deriva de philia, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophia quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophos “sábio”.
2-o que Pitágoras queria dizer ao se referir ás pessoas que compareciam aos jogos olímpicos ?
R- Com isso, Pitágoras queria dizer que o filosofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros –não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida no mercado; também não é movido pelo desejo de competir – não é um “atleta intelectual”, não faz das ideias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores; mas é movido pelo deseja de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, os acontecimentos, a vida; enfim, pelo desejo de saber.
3- o que levou alguns gregos a se aproximarem da filosofia?
R- a filosofia surgiu quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeiteitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas, demonstrando que o mundo e os seres humanos, os acontecimentos naturais e as coisas da natureza podem ser conhecidos pela razão humana, e que a própria razão é capaz de conhecer-se a si mesma.
4-enumere os principais traços da filosofia nascente.
R - com relação aos mitos; com relação aos conhecimentos; com relação á organização social e política; com relação ao penamento.
5-que é a tendência á racionalidade?
R-