relatório
ARAÇATUBA
2013
Trabalho de Atividade Prática supervisionada – APS, da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem, Relatório do Livro Pinóquio as Avessas de Rubem Alves, Baseado no Livro As Abordagens do Processo de Maria da Graça Nicoletti Mizukami.
Orientador: Prof. Ricardo Eleutério dos Anjos
ARAÇATUBA
2013
Introdução
Foi pedido nesse Trabalho a Leitura dos Livros ALVES, Rubem; SOUZA, Mauricio. Pinóquio as Avessas. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. As Abordagens do Processo, páginas 07 a 57. E após a Leitura um Relatório citando as abordagens relacionadas entre os mesmos.
A partir das leituras e observações com base nos livros citados acima, podemos afirmar segundo autores já citados que o livro Pinóquio as Avessas, faz critica ao diretivismo, diz que a escola desumaniza o ser, se desconsiderarmos a priori. Partindo da referencia das abordagens Tradicional e Behaviorismo.
No momento em que pressupõe que o individuo se desenvolva sem intervenções remete-se ao Humanismo.
Relatório e Compreensão do Livro Pinóquio as Avessas baseado no Livro As Abordagens do Processo.
Ainda criança Pinóquio nota coisas erradas nas histórias infantis, Pinóquio diz que as crianças são de madeira quando nascem “tabulas rasas”, após irem para a escola se tornam crianças de verdade, (evidencia uma critica a Educação Tradicional) em que as tabulas rasas precisam ir a escola apenas para que os professores as encham de conhecimento com o que está no cronograma claro. Isso é um exemplo de Abordagem Tradicional, onde o individuo é obrigado a aprender, é presente regras , punições e autoritarismo.
Afirma-se que “O homem é um receptor passivo até que repleto das informações