fibromialgia
CARINE, IGOR ASSIS, IVO FABRÍCIO,
RICARDO DUARTE, RODRIGO SALES E
VALDO JUNIOR
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
FIBROMIALGIA
SALVADOR
2014
CARINE, IGOR ASSIS, IVO FABRÍCIO,
RICARDO DUARTE, RODRIGO SALES E
VALDO JUNIOR
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
FIBROMIALGIA
Trabalho de Fibromialgia apresentado como requisito de nota parcial apresentado à disciplina de fisiologia do exercício, do curso de educação física da faculdade de tecnologia e ciências sob a orientação do prof. Alexandre Dortas.
SALVADOR
2014
SUMÁRIO
1. Fibromialgia
2. Causas
3. Sintomas
4. Exames
4.1 Epideomologia
5. Ajuda Médica
5.1 Tratamento
5.2 Medicamentos
5.3 Fisioterapias
5.4 Psicoterapias
6.Referências
FIBROMIALGIA
A palavra Fibromialgia deriva do latim fibro (tecido fibroso: tendões, fáscias), do grego mio (tecido muscular), algos (dor - algós) e ia (condição).
É entidade nosológica reconhecida desde meados do século XIX com outras denominações - fibrosite, dor muscular crónica, reumatismo psicogénico, mialgia por tensão, ou mesmo confundida com sintomas de somatização.
A fibromialgia é também conhecida por síndrome de Joanina Dognini e é uma síndrome dolorosa não-inflamatória, caracterizada por dores musculares difusas, fadiga, distúrbios de sono, parestesias, edema subjetivo, distúrbios cognitivos e dor em pontos específicos sob pressão (pontos no corpo com sensibilidade aumentada ou tender-points). CAUSAS
A causa e os mecanismos que provocam fibromialgia não estão perfeitamente esclarecidos dentro da medicina, porém existem vários mecanismos prováveis, dentre eles:
Trauma físico e mental
Disturbios do sono
O mau funcionamento das mitocôndrias das células.8
Lesões músculo-esqueléticas que vão se acumulando com o decorrer do tempo. Os traumatismos provocados por quedas, esforço exagerado, acidentes,