aids
É o vírus da imunodeficiência humana o HIV retrovírus da família Lentiviridae, evoluindo no decorrer da doença para graves deficiências no sistema imunológico a medida que as células linfócitos alvo T CD4+ vão sendo destruídas.
Patogenicidade: Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores como no caso do vírus da Aids devido ser de alta patogenicidade.
Virulência: Sendo de alta virulência levando em caso avançados e não tratados ao óbito.
Infectividade: O vírus da imonudeficiência humana é de alta infectividade.
B) Modo de transmissão: como a doença se transmite? (porta de entrada e saída).
Porta de entrada: Sanguínea (via parenteral e da mãe para o filho, na gravidez, durante ou após o parto) e leite materno. Variações frequentes de parceiros sexuais sem uso de preservativos; utilização de sangue ou seus derivados sem controle de qualidade; uso compartilhado de seringas e agulhas não esterilizadas (entre usuários de drogas injetáveis).
Porta de saída: vagina e uretras (via urogenital) - os agentes infecciosos são geralmente eliminados por via vaginal e ou uretral - durante a relação sexual ou contato com líquidos corpóreos contaminados e pelo sêmen e leite materno, pelo sangue.
C) Período de incubação e de transmibilidade.
Período de incubação: O período de incubação do HIV varia de meses ou até 10 anos, mas varia de acordo com a forma de transmissão e com a existência de fatores concomitantes.
Período de transmibilidade: O indivíduo infectado pelo HIV pode transmití-lo durante todas as fases da infecção, sendo esse risco proporcional à magnitude da viremia.
D) Dados epidemiológicos: série histórica de mortalidade e dados atuais de