fibromialgia
Fibromialgia é uma doença reumática, cuja origem ainda é desconhecida e tem como principal foco as mulheres (35-60 anos).
Essa doença é caracterizada por dor musculoesquelética difusa e crônica, e sítios anatômicos específicos dolorosos à palpação, que recebem o nome de “tender points”.
Porém, está associada a outros sintomas como fadiga, dor no corpo, dor ao toque, formigamentos, dor de cabeça, falta da memória, dificuldade de concentração, depressão e ansiedade (distúrbios psicológicos), rigidez matinal e distúrbios de sono.
O nível de dor que a doença proporciona é tão grande que acaba refletindo nas atividades diárias dos pacientes ou até mesmo na qualidade de vida.
ORIGEM
Como a origem dessa doença ainda não foi descoberta, alguns estudos recentes sugerem uma origem multifatorial, onde a ansiedade prolongada e estresse emocional, traumas, doenças ocupacionais, interrupção repentina de medicamentos, hipertireoidismo e infecções podem ser fatores de risco para o início da doença.
PRINCIPAIS PONTOS DE DOR
A fibromialgia, doença identificada apenas nas últimas décadas, caracteriza-se por dor crônica que migra pelo corpo e manifesta-se predominantemente em um de seus lados, embora o outro também seja sensível.
São nove os pontos fundamentais de cada lado, portanto 18 no total, em que a dor.
pode instalar-se:
1) na região subocciptal (atrás da cabeça);
2) no músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas);
3) na região supraespinal;
4) na altura das vértebras cervicais;
5) na articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno;
6) no joelho, especialmente na parte de trás do joelho;
7) no trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia;
8) na região glútea;
9) do lado do cotovelo.
TRATAMENTO
Pelo caráter crônico e de múltiplos sintomas da Fibromialgia, o tratamento recomendado aos pacientes que possuem essa doença, é baseado na abordagem ampla, com