Fibroblastos
(Bianca) Além disso, as células que formam esse tecido são especializadas em produzir compostos que serão enviados para fora da célula. São capazes de modular sua capacidade metabólica, a qual vai se refletir na sua morfologia. As células com intensa atividade de síntese são denominadas de fibroblastos, enquanto as células metabolicamente quiescentes são conhecidas como fibrócitos.
(Diego) Organelas presentes: Os fibroblastos possuem citoplasma abundante, com muitos prolongamentos. Possui um núcleo ovóide com cromatina fina e nucléolo proeminente. O citoplasma é rico em reticulo endoplasmático rugoso, mitocôndrias e o aparelho de Golgi é bem desenvolvido. O reticulo endoplasmático é um sistema de túbulos com membranas duplas.
(Lucas) Sua função é facilitar reações enzimáticas, promover a síntese de lipídios na célula, transportar substâncias no interior da célula para o meio, armazena substâncias produzidas e ele ainda sintetiza proteínas para serem enviados para fora da célula devido à presença de ribossomos aderidos a sua superfície.
(Stefany) As mitocôndrias são reesposáveis pela respiração celular, ou seja, ela transforma energia química contida no metabolismo citoplasmático em energia facilmente utilizável pela célula. O aparelho de Golgi é composto por uma pilha de cinco ou mais sacos achatados, feitos de membrana dupla lipoprotéica, e disposto de forma regular.
(Manuela) Nas bordas dos sacos podem ser observadas vesículas em processo de brotamento. O papel do complexo de Golgi é de secretar e armazenar temporariamente substâncias