EFEITO DOS PRODUTOS SECRETÓRIOS DE MACRÓFAGOS SOBRE A PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTOS
Curso de Ciências Biológicas
Campus Vergueiro
EFEITO DOS PRODUTOS SECRETÓRIOS DE MACRÓFAGOS SOBRE A PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTOS
São Paulo
Novembro de 2011
EFEITO DOS PRODUTOS SECRETÓRIOS DE MACRÓFAGOS SOBRE A PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTOS
Projeto de Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Nove de Julho, Vergueiro, São Paulo
INTRODUÇÃO
O tecido conjuntivo é constituído por células, os fibroblastos, e matriz e encontra-se distribuído por todo o organismo. O tecido conjuntivo possui vasos sanguíneos e linfáticos (1-2).
Além de apresentar o papel mecânico de sustentação, o tecido conjuntivo possui também papel integrador desempenhado pelo líquido intersticial, o qual possibilita que todas as células vivam no meio aquoso, adquirindo assim os nutrientes para seu metabolismo e eliminando produtos de seu catabolismo. Esse sistema vasculoconectivo reage de maneira integrada e complexa no local onde o organismo sofre uma agressão, dando origem ao processo de inflamação. Neste processo o tecido conjuntivo tem um papel fundamental devido á presença desses vasos linfáticos e sanguíneos, o qual promove uma integração de todo o organismo (1). Há diversos tipos de tecido conjuntivo. Os nomes dados a eles refletem o seu componente predominante ou a sua organização estrutural (3).
Os tendões são formados por um tecido conjuntivo fibroso denso modelado, e possuem uma orientação paralela dos seus feixes de colágeno. Tais estruturas estão interpostas entre músculos e ossos permitindo o movimento das articulações ou a manutenção da postura corporal (3- 4-5). A composição dos tendões compreende principalmente as fibras colágenas do tipo I e fibras elásticas em