Fibroblasto Part 02
É a célula mais comum do tecido conjuntivo, é a principal responsável pela formação de fibras e do material intercelular amorfo tem, portanto, grande importância nos processos de cicatrização.
Macrófago
Tem garnde capacidade de fagocitose, atuando como elemento de defesa.
Mastócito
Célula própria do tecido conjuntivo, cuja principal função e produzir e armazenar mediadores químicos no processo inflamatório. A liberação dos mediadores químicos promove as reações alérgicas.
Plasmócito
São poucos numerosos no tecido conjuntivo normal; aparecem em grande número onde tem inflamação crônica e em local onde possam penetrar bactérias, como na mucosa intestinal. O plasmócito se origina no Linfócito B e ativado produz anticorpo necessário para a resposta do organismo frente a penetração de moléculas estranhas.
Os diferentes tipos de tecido conjuntivo estão amplamente distribuídos pelo corpo, podendo desempenhar funções de preenchimento de espaços entre órgãos, função de sustentação, função de defesa e função de nutrição.
A classificação desses tecidos baseia-se na composição de suas células e na proporção relativa entre os elementos da matriz extracelular. Os principais tipos de tecidos conjuntivos são: tecido conjuntivo propriamente dito (TCPD), adiposo, cartilaginoso, ósseo e hematopoiético ou sanguíneo.
Tecido conjuntivo propriamente dito (Frouxo)
O TCPD frouxo preenche espaços não-ocupados por outros tecidos, apóia e nutre células epiteliais, envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos linfáticos. Além disso, faz parte da estrutura de muitos órgãos e desempenha importante papel em processos de cicatrização.
Funções básicas do Tecido conjuntivo frouxo:
Preenchimento de espaços entre os orgãos viscerais;
Suporte e nutrição dos epitélio;
Envolvimento de nervos e vasos sanguíneos e linfáticos;
Cicatrização de tecidos lesados.
Tecido conjuntivo denso
No tecido conjuntivo denso há predomínio de fibroblastos e fibras colágenas, e é pobre em