Meio ambiente
A valoração econômica ambiental e a gestão do conhecimento são questões amplamente discutidas hoje em dia. Nesse contexto, observa-se que as metodologias de valoração tem apresentado algumas limitações ao definirem o que seja o valor econômico dos recursos naturais. Por sua vez, o conhecimento passou a ser fundamental para as organizações, conhecimento esse que, quando bem empregado, representa uma melhoria nas atividades, nos métodos e nos sistemas, entre outros ganhos. Com base nesse entendimento, este artigo faz uma análise teórica da importância da gestão do conhecimento quando aplicados métodos de valoração econômica ambiental.
Inicialmente, são feitas considerações pontuando algumas questões relevantes quanto ao tema abordado. Na sequência, o texto versa sobre a valorização econômica dos recursos ambientais. Em seguida, evidencia-se a gestão do conhecimento e sua importância na valorização dos recursos naturais. Por fim, é destacado que no processo de avaliação econômico de recursos ambientais, devem ser feitas comparações, observando-se as informações disponíveis e verificando-se as possíveis consequências que tais informações possam trazer para novas avaliações.
Nos últimos anos a busca pelo desenvolvimento econômico sustentável determinou o surgimento de novas concepções dentro das ciências de gestão. Prova disso é o aparecimento da economia do meio ambiente, que, mesmo sendo recente, já apresenta toda uma série de estudos e análises que visam dar subsídio à tomada de decisões dos agentes econômicos. Um dos componentes da economia do meio ambiente é o estudo da valoração dos recursos naturais e de seus métodos. Esta questão se deve principalmente ao fato de que nos processos produtivos (viga mestra do processo econômico) ocorrem externalidades negativas, principalmente ambientais. A apresentação de novos métodos, bem como o aprimoramento de outros já