O papel do gestor no âmbito escolar
O gestor de uma escola como membro ativo tem que conhecer os problemas encontrados no espaço escolar, ou seja, esse profissional tem que ter total conhecimento, e compreender o papel da escola, pois o gestor exercerá o papel de um líder que deverá destrinchar ideias junto à comunidade escolar a qual lidera, buscando uma participação efetiva por parte dos professores, de pedagogos, demais funcionários, alunos, pais e comunidade, para, assim promoverem e desenvolverem um plano de ação para o desenvolvimento da escola, priorizando resultados com eficácia na consecução de objetivos almejados.
Antigamente era possível encontrar diretores em uma escola sem formação educacional podendo assim exercer o papel de administrador, lembrando que o pedagogo que atua na gestão de uma escola deve tá voltado não só na administração, como não pode ficar também apenas no meio pedagógico, ou seja, ambos trabalham juntos. Podemos dizer que o gestor é um colaborador para que a escola em que atua possa ter um bom desempenho.
E para que haja uma evolução nessa área da gestão escolar é necessário conscientizar os envolvidos e que aja o comprometimento na efetivação do processo de mudança, possibilitando, a implantação de uma gestão democrática.
Dessa forma, o gestor, planeja ações e toma decisões, pois fica conhecendo a opinião de todos os membros do âmbito escolar como, por exemplo, se o lugar é apropriado ou não para ensinar e aprender se tratando desse problema e outros cabem ao gestor da escola oferecer condições adequadas observando a realidade de sua escola, pois seu papel é de fazer funcionar a escola em que trabalha juntamente com uma equipe qualificada.
Palavras chave: gestão, pedagogo, escola.
Introdução:
O presente trabalho traz como tema o papel do gestor no âmbito escolar, se justifica mostrando o papel desse profissional no ambiente escolar, os problemas detectados por ele.