Fibroblastos
Fibroblasto é uma célula que têm origem na célula mezenquimal indiferenciada (célula capaz de se transformar em diferentes tipos de célula). O fibroblasto é uma célula ativa que produz fibras, produz colágeno, que é uma proteína e é produzida no Retículo endoplasmático rugoso do próprio fibroblasto, o fibroblasto, produz fibras colágenas, que estão presentes no tecido conjuntivo, e no tecido cartilaginoso. E os fibrócitos são fibroblastos que já terminaram sua atividade, célula pouco ativa.
Função
A principal função dos fibroblastos é manter a integridade estrutural dos tecidos conjuntivos continuamente secretoras precursores da matriz extracelular. Fibroblastos secretam os precursores de todos os componentes da matriz extracelular, principalmente do solo substância e uma variedade de fibras. A composição da matriz extracelular determina as propriedades físicas dos tecidos conjuntivos.
Como outras células do tecido conjuntivo, fibroblastos são derivados de mesênquima primitivo. Assim, eles expressam a proteína de filamento intermediário vimentina, um recurso utilizado como um marcador para distinguir a sua origem mesodérmica. No entanto, este teste não é específico como as células epiteliais cultivadas in vitro, em substrato aderente também podem expressar vimentina após algum tempo.
Em determinadas situações, as células epiteliais podem dar origem a fibroblastos, um processo chamado de transição epitelial-mesenquimal (TEM).
Por outro lado, os fibroblastos em algumas situações pode dar origem a epitélios de sofrer um mesenquimais para a transição epitelial (MET) e organizar em um condensado, polarizada, lateralmente conectadas folha epitelial verdadeiro. Este processo é visto em muitas situações de desenvolvimento (por exemplo néfron e desenvolvimento notocord).
Fibroblastos têm um citoplasma ramificado em torno de um núcleo elíptico salpicado com um ou dois nucléolos. fibroblastos activos podem ser reconhecidos por seus retículo