Fibras Ópticas
Você ouve a respeito de cabos de fibra óptica sempre que as pessoas falam sobre o sistema telefônico, o sistema de TV a cabo ou a Internet. As linhas de fibra óptica são fios de vidro opticamente puro, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem informação digital ao longo de grandes distâncias, também usadas na geração de imagens médicas e em inspeções de engenharia mecânica.
Neste artigo, vamos mostrar como esses minúsculos fios de vidro transmitem luz e a maneira fascinante como eles são feitos
O que são fibras ópticas?
Fibras ópticas são fios longos e finos de vidro muito puro, com o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano, dispostas em feixes chamados cabos ópticos e usadas para transmitir sinais de luz ao longo de grandes distâncias.
Partes de uma única fibra óptica
Se você olhar bem de perto uma única fibra óptica, verá que ela possui as seguintes partes: núcleo - minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja; interface - material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele; capa protetora - revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade.
Centenas ou milhares dessas fibras ópticas são dispostas em feixes nos cabos ópticos, que são protegidos pela cobertura externa do cabo, chamada jaqueta.
As fibras ópticas são fabricadas em dois tipos: fibras monomodo fibras multimodo
Veja Tpub.com: teoria do modo (em inglês) para uma boa explicação.
As fibras monomodo possuem núcleos pequenos (cerca de 9 micrometros, ou seja, 9 milésimos de milímetro de diâmetro) e transmitem luz laser infravermelha (comprimento de onda de 1.300 a 1.550 nanometros). As fibras multimodo possuem núcleos maiores (cerca de 62,5 milésimos de milímetro de diâmetro) e transmitem luz infravermelha (comprimento de onda = 850 a 1.300 nm) proveniente de diodos emissores de luz (LEDs).
Algumas fibras ópticas podem ser feitas de plástico, possuem um núcleo grande (1 mm de diâmetro) e transmitem