empreendedorismo
Hoje em dia muito se fala em empreendedorismo. Empreendedor para algumas pessoas traz a idéia de que é o dono do próprio negocio, muitos também confundem empreendedor com empresário.Schumpeter em 1949 começou a estudar empreendedorismo e trouxe um conceito. “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais”. (JosephSchumpeter). Ele se referiu aos donos do negocio.
Já aqui no Brasil o professor José Carlos de Assis Dornela conceitua empreendedorismo como “O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negocio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados”.
Existem vários outros exemplos como:
A Harvard Business School considera que empreendedorismo é “a identificação de novas oportunidades de negócio, independentemente dos recursos que se apresentam disponíveis ao empreendedor”. O BabsonCollege define o termo de forma ainda mais abrangente: “empreendedorismo é uma maneira holística de pensar e de agir, sempre com obsessão por oportunidades, e balanceada por uma liderança”.
Depois de varias definições pode-se perceber que empreendedorismo nada mais é que, a atitude de alguém que deseja independência e realização pessoal, também sendo conceituado como o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto com o objetivo de produzir um determinado valor ou resultado econômico.
2. Empreendedorismo no Brasil
O empreendedorismo ganhou força no Brasil a partir da década de 90 com criação de entidades como SEBRAE e SOFTEX. Antes o empreendedor era praticamente desconhecido e os empreendedores não encontravam informações suficientes no desenvolver de seu negocio.
O tema empreendedorismo teve mais abrangência com programas desenvolvidos no âmbito da SOFTEX. Acredita-se que o país entrara no novo milênio com