fibra optica
Disciplina: Física – Professor: Izalmir
Série/Turma: 2º Ano - 5
Aluno: Marcos Vinícius Carvalho (Nº 30)
A Fibra Óptica
Iranduba - AM/ novembro de 2014.
Introdução
Este trabalho tem o intuito de apresentas as características, funcionalidades e aplicação da fibra óptica. A fibra ótica, inventada há 34 anos, são atualmente as maiores responsáveis pelas revoluções ocorridas nas telecomunicações. Elas têm tomado os lugares dos cabos metálicos na transmissão de dados e têm capacidade de transmitir uma quantidade enorme de informações com confiabilidade e velocidade incríveis. Abaixo definição e informações sobre a fibra ótica.
Fibra Óptica
Definição: A fibra ótica é um meio delgado e flexível que conduz pulsos de luz, sendo que cada um desses pulsos representa um bit. Uma única fibra ótica pode suportar taxas de transmissão elevadíssimas, de até dezenas ou mesmo centenas de gigabits por segundo.
Fibras óticas são fios longos e finos de vidro muito puro, com o diâmetro aproximado de um fio de cabelo humano, dispostas em feixes chamados cabos ópticos e usadas para transmitir sinais de luz ao longo de grandes distâncias. São compostas por:Núcleo - minúsculo centro de vidro da fibra, no qual a luz viaja;Interface - material óptico externo que circunda o núcleo e reflete a luz de volta para ele;
Capa protetora - revestimento plástico que protege a fibra de danos e umidade.
Transmissão: Os cabos de fibra ótica utilizam o fenômeno da refração interna total para transmitir feixes de luz a longas distâncias. Um núcleo de vidro muito fino, feito de sílica com alto grau de pureza é envolvido por uma camada (também de sílica).
Vantagens: Comparadas ao fio metálico convencional (de cobre), as fibras ópticas são: Mais baratas - muitos quilômetros de cabo óptico podem ser fabricados com custo menor que o comprimento equivalente de fio de cobre. Isso economiza o dinheiro de seu