FGV Matriz Atividade Comercio Exterior E Meio Ambiente
Módulo: 4
Atividade: Posicionamento Critico
Título: Meio Ambiente e Comércio Exterior – Problema ou Solução
Aluno:
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: GPR_OSASCO_05N
Introdução
A população mundial está em constante crescimento e desenvolvimento, com isso a produção e o comércio seguem a mesma premissa. O desenvolvimento econômico produz, esgotando de forma descontrolada os recursos naturais para o comércio vender. Com a globalização o comércio exterior (livre comércio) se maximizaram e com isso mais se produz, mais se vende, consume e se descarta.
Os efeitos positivos e negativos do comércio exterior sobre o Meio Ambiente refletem divergências políticos e econômicos entre nações ricas e pobres, a imposição do poder (países desenvolvidos) infelizmente sobressai diante das necessidades dos mais desfavoráveis (países subdesenvolvidos).
Justificativa
A preocupação com meio ambiente antes era vista como barreira não tarifária e por aumentar os custos do processo de produção.
A necessidade de órgãos regulatórios como OMC e ISO deveria garantir que a teoria fosse de acordo com a prática, onde as relações comerciais seriam harmônicas sem prejuízos a qualquer parte; alavancando a economia, diminuindo a pobreza, evitando a desigualdade nas relações entre países e caminhando para o desenvolvimento sustentável.
As medidas de proteção ambiental nem sempre são empregadas com a sua devida finalidade em algumas transações elas são usadas como medidas protecionistas afim de garantir o mercado interno frente a concorrência internacional.
Desenvolvimento
Depois da II Guerra Mundial, houve a redução das barreiras tarifárias e com isso o crescimento do comércio externo, onde foram necessárias novas formas de protecionismo bem como como acordos, tratados e criação de instituições internacionais. Foi quando começou a surgir novos blocos comerciais de parceiros preferenciais onde passou a existir a barreiras não