BACHAREL EM Administração de Empresas
Módulo: 04 - Meio Ambiente e Comércio Exterior
Atividade: Posicionamento Crítico
Título: Implicações do Comércio na temática Socioambiental
Aluno: Nívia de Freitas Duque
Disciplina: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável
Turma: GEPE03
Introdução
O uso de práticas ambientais sustentáveis pode tornar as empresas industriais brasileiras mais competitivas no comércio internacional. As atividades industriais desempenham um importante papel no processo de desenvolvimento e crescimento econômico de um país. A prática ambiental em empresa industrial pode ser definida como uma política de redução de impactos negativos de suas atividades no meio ambiente.
Justificativa
A preocupação ambiental cresceu normas do comércio internacional e as regras para proteção do meio ambiente surgiram e a partir destes, daí, os debates entre os interesses comerciais e ambientais se instalaram neste âmbito.
Desenvolvimento
As razões para os debates são oriundas de perspectivas diferentes, representadas pelo órgão OMC (Organização Mundial de Comércio) na perspectiva comercial e pelo órgão AMA (Acordos Multilaterais Ambientais) na perspectiva ambiental.
Pelo lado do comércio, a idéia é que se tenham preços mais acessíveis e metodologias de produção mais eficiente, para diminuição de custo, gerando a riquezas que fomentam o bem estar humano. Pelo lado do meio ambiente essas metodologias de produção ameaçam os ecossistemas do planeta diminuindo o bem estar. Outra perspectiva do comércio é que ele pode ser positivo para o ambiente, pois cria riquezas que podem ser utilizadas para melhorar o ambiente, e o aumento de eficiência que se consegue pelo comércio pode conduzir a um uso reduzido de recursos e a uma menor geração de desperdícios, mas pelo lado do meio ambiente, essa riqueza não necessariamente melhorá-lo-á. Quanto maior o desenvolvimento, maior a capacidade de produzir e as condições de comercializar o que se produziu para consumo