Freud Além da Alma
http://www.youtube.com/watch?v=QhXsMHfrkNA
O filme relata o início da percepção de inconsciente humano no entendimento de Freud, médico neurologista, como sendo um pensamento fora do consciente, e não como conhecido pelos médicos de até então, que pensavam que se tratava apenas de uma forma de se estar desacordado e livre de pensamentos.
Essa percepção de inconsciente inicia no ano de 1885 em Viena, como sendo algo tão obscuro equiparado ao próprio inferno e que poderia até comandar nossas vidas, segundo Freud, que vai tentar iluminá-lo.
Freud trabalha em um hospital e na ocasião interna uma mulher com sintomas de histeria, por conta disso ele é então advertido pelo professor Meynert, que não concorda com o seu raciocínio a respeito dos sintomas de pacientes vítimas desse desajuste, afirmando se tratar apenas de frescura, falta de atenção e mentira.
Devido seus desentendimentos com o Prof. Meynert, Freud parte para Paris a fim de ver Charcot, homem que teria descoberto, através da hipnose, que a mente continua pensante mesmo durante o sono, apesar de ser considerada uma prática ilícita pela medicina da época. Durante uma apresentação em defesa detsa idéia e na tentativa de expor sua teoria quanto ao inconsciente do homem, Freud é replicado e desaprovado pelo Prof. Meynert e alguns colegas de profissão. Porém Dr. Breuer o parabeniza e confessa que começou a usar a hipnose no caso de Cecily, uma jovem com sintomas de histeria desde a morte de seu pai, iniciam assim uma parceria nos estudos de casos semelhantes. A relação de Dr. Breuer com sua paciente Cecily provoca ciúmes em sua esposa e ele é levado a passar o caso para Freud.
Freud percebe que a prática da hipnose não é muito válida pelo fato do paciente não se recordar do acontecido após ser despertado. Ele passa então a tratar Cecily com a técnica que hoje é a base da psicanálise, chamada de associação livre, onde o paciente fala o que vier