FGV Matriz Atividade Individual
Módulo: 4
Atividade: Posicionamento Crítico
Título: Meio Ambiente e Comércio Exterior – Problema ou Solução
Aluno: Bruno Pitzer
Disciplina: NVGADSEAD_T0317_0115
Turma: GPR_OSASCO_05N
Introdução
Com o crescente e desordenado aumento das populações das grandes cidades mundias e suas necessidades de diversos bens de consumos, gerou-se um grande desequilíbrio entre o meio ambiente e a necessidade de manter o comércio exterior entre os países.
A relação entre meio ambiente (planeta) e as necessidades de consumo das pessoas (comércio) estão em constante discussão entre as maiores econômias mundias, principalmente a responsabilidade que cabe a cada nação, desenvolvida ou não, o montante de ações que devem ser feitas para reverter o quadro de insustentabilidade que vivemos no momento. Após anos de degradação, pouco se tem sido feito, os países e o setor produtivo têm caminhado para mudanças, porém o que estamos fazendo é pouco e vem com receio de ser tarde de mais para garantir um modelo sustentável para as gerações futuras. Justificativa
Nas últimas décadas verificou-se um crescimento nas exportações mundiais, em especial nos países desenvolvidos. Entretanto, nesse mesmo espaço de tempo os padrões de consumo e produção tiveram que ser reavaliados. Surgiram diversa normas, tratados e convenções internacionais, multilaterais e bilaterais que hoje tentam reger o comércio exterior e o impacto para o meio ambiente.
A redução de tarifas de importação e outras barreiras não tarifarias são tidas como bom discurso entre os países, porém esse mesmo discurso está aquém da prática, uma vez que os governantes, camuflam medidas restritivas através de medidas de proteção ambiental. A discussão não tem a pretensão de anular um ou outro ponto, mas sim, a de discutir práticas comerciais competitivas, com o uso consciente dos recursos naturais.
Desenvolvimento
Para países em desenvolvimento assimilar e colocar em prática medidas